Covid-19
Todos os 23 utentes de um lar das Colmeias estão infectados. Há ainda cinco funcionários que testaram positivo
Todos os 23 utentes de um lar de Casal da Raposeira, em Colmeias, no concelho de Leiria, foram infectados com Covid-19.
Todos os utentes bem como cinco funcionários de um lar, em Casal de Raposeira, em Colmeias, Leiria, que também testaram positivo, encontram-se em situação de isolamento dentro da instituição, adiantou Odete Mendes, delegada da Autoridade de Saúde de Leiria.
De acordo Odete Mendes, o lar, de 23 utentes, não está legalizado pela Segurança Social.
O primeiro teste positivo aconteceu no domingo, quando um dos idosos teve de receber tratamento hospitalar, tendo entretanto falecido.
Entre segunda e terça-feira foram testados todos os utentes, bem como os funcionários e proprietários, ou seja, mais 11 pessoas.
Foi constituída uma equipa de substituição para prestar apoio no lar e as entidades todos os dias estão a monitorizar a situação dos utentes.
Odete Mendes explica que em Leiria estão a surgir situações pontuais em lares, mas salienta que a situação está controlada. Têm sido assegurados testes rápidos, com resultados conhecidos em 24 horas, informa.
“O problema existe, mas as instituições estão a intervir precocemente de forma articulada”, expõe a delegada. “Fizemos um bom trabalho antes, a partir de Fevereiro, pelo que o trabalho agora está também mais facilitado”, remata Odete Mendes.