Sociedade
Temperaturas máximas sobem esta terça-feira
Esta terça-feira conte uma pequena subida da temperatura máxima. Seis distritos do continente estão sob ‘aviso amarelo’ devido ao tempo quente e todas as regiões de Portugal continental apresentam risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã.
Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, e pequena subida da temperatura máxima.
Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento moderado a forte de nordeste, soprando forte e por vezes com rajadas até 90 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.
Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, tornando-se encoberto para o final do dia, períodos de chuva fraca para a noite (nas ilhas Flores e Corvo, grupo Ocidental), e vento fraco a bonançoso.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 31.ºC, no Porto entre 15 e 27, em Vila Real entre 16 e 32, em Viseu entre 16 e 31, em Bragança entre 13 e 31, na Guarda entre 14 e 28, em Leiria entre 15 e 28, em Coimbra entre 13 e 32, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Santarém entre 16 e 36, em Portalegre entre 20 e 35, em Évora entre 16 e 38, em Beja entre 15 e 38 e em Faro entre 21 e 33.
Seis distritos do continente sob 'aviso amarelo' devido ao tempo quente
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de quatro para seis os distritos com ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.
O Instituto tinha emitido anteriormente um ‘aviso amarelo’ de tempo quente para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, aos quais se juntam mais dois: Guarda e Setúbal.
O aviso para estes seis distritos vai estar em vigor entre as 09:00 de hoje e as 21:00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também sob ‘aviso amarelo’ o extremo leste da ilha da Madeira até ao final do dia de hoje devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora.
O ‘aviso amarelo’, o terceiro mais grave, significa situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Todo o país com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV
Todas as regiões de Portugal continental apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o Instituto, também os arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco ‘muito elevado’ de exposição à radiaç&ati
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.