Opinião
Somos todos desiguais!
E porque acontece isto?
A escolha de um destemperado para presidente dos EUA, a saída do Reino Unido do bloco comercial mais rico do mundo, a eleição de um partido unipessoal para uma maioria absoluta esmagadora em França são alguns exemplos de uma época de instabilidade e incerteza.
Haverá várias origens, mas uma razão importante é a desigualdade. Como bem disse Obama, na ONU em Setembro de 2016, "um mundo no qual 1% da humanidade controla uma riqueza equivalente à dos demais 99% nunca será estável".
Mas, de que desigualdade falamos? Um estudo da Oxfam publicado em Janeiro de 2017 revela que 1% da população mundial tem mais dinheiro que os restantes 99%. Aliás, 8 (OITO!) pessoas têm tanto dinheiro como 50% da população mundial (ou seja, como quase 4.000.000.000 de pessoas). E a tendência é piorar.
Afinal, o rendimento dos 10% mais pobres aumentou 65 dólares por ano entre 1988 e 2001… enquanto os 1% mais ricos viram o seu rendimento aumentar 182 vezes no mesmo período.
Ou seja, estamos cada vez mais desiguais!
E porque acontece isto? Entre outros motivos: 1) empresas que privilegiam os lucros e os bónus dos administradores em lugar da justa remuneração dos trabalhadores (todos recordamos a disparidade salarial na Jerónimo Martins ou na Sonae)
*Professor e Investigador
Texto escrito de acordo com a nova ortografia
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.