Sociedade
Sofia Reboleira já 'deu' 58 novas espécies à ciência; Plutão é a última
Bióloga de Caldas da Rainha encontra novo escaravelho em Portugal.
Vive exclusivamente em águas subterrâneas, em “total escuridão”, mas respira ar, “motivo pelo qual vem constantemente à superfície para renovar o oxigénio”. É cego, despigmentado e não tem asas.
Falamos de Iberoporus pluto, parte do nome dedicada a Plutão (governante do submundo na mitologia grega), uma nova espécie de escaravelho descoberto por Sofia Reboleira, a “mulher das cavernas” que se dedica a procurar novos seres nos escossistemas subterrâneos. Até o momento, a bióloga, natural de Caldas da Rainha, já contribuiu com 58 novas espécies e seis novos géneros para a ciência.
A descoberta mais recente foi o Iberoporus plutos, o primeiro escaravelho descoberto em Portugal – e o quarto na Europa – que é estigóbio, ou seja, vive apenas em águas subterrâneas. A espécie foi encontrada na Gruta do Soprador do Carvalho, que “é a maior cavidade do sistema espeleológico do Dueça, no concelho de Penela”, explica Sofia Reboleira, que nesta descoberta fez equipa com Ignacio Ribera, do Instituto de Biologia Evolutiva (Espanha).
[pSabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.