Sociedade
"Serious game" ensina crianças sobre impacto do uso do carro
Três turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Amarela, em Leiria, participaram na iniciativa
Permitir às crianças tomar consciência do impacto do uso do automóvel e encontrar alternativas para melhoria do espaço urbano é o objectivo do "serious game" que testado ontem, durante a manhã, junto de três turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Amarela, em Leiria.
Os "serious games" são jogos que aliam o entretenimento a um propósito específico, que, neste caso, é alertar para a ocupação do espaço urbano pelo automóvel.
O jogo consiste num protótipo da escola e do espaço envolvente, sendo as crianças convidadas a encontrar alternativas ao uso do automóvel e a melhorar o espaço urbano, explica Micael Sousa, o investigador da Universidade de Coimbra que desenvolveu o jogo, adiantando que foi proposto aos jovens que lançassem novas ideias para o espaço público após ele ficar liberto do automóvel.
“Os 'serious games' são muito usados em educação, mas também em áreas nas quais se pretende a participação colaborativa das pessoas”, sublinha o investigador.