Sociedade
Seis homens detidos em Alcobaça por tráfico de droga e posse de arma proibida
Para além das detenções foram levantados quatro autos de contra-ordenação ligados a animais

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, prendeu, na quarta-feira, seis homens, pelos crimes de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e receptação, na localidade de Martingança, concelho de Alcobaça.
As detenções ocorreram no âmbito de uma investigação criminal relacionada com crimes de furto nos concelhos de Alcobaça e Leiria.
No seguimento das diligências policiais, os militares cumpriram dois mandados de busca, uma domiciliária e outra em veículo, que culminaram na detenção de cinco suspeitos, pelos crimes de posse de arma proibida e tráfico de estupefacientes, e de um suspeito pelo crime de receptação.
Segundo comunicado da autoridade, os detidos, com idades compreendidas entre os 31 e os 49 anos, encontravam-se na posse de 84,9 doses de cocaína, uma arma de fogo transformada, uma faca de abertura automática, cinco munições, três balanças digitais de precisão, nove sinais de trânsito, uma televisão e diversas saquetas herméticas utilizadas para o embalamento de produto estupefaciente, que foram apreendidas.
Durante a operação foram ainda levantados três autos de contra-ordenação por falta de registo de canídeo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), por ausência de vacinação anti-rábica, por inexistência de registo de canil. Houve ainda o levantamento de um auto por falta de licença para a posse caseira de animais (dois porcos vietnamitas).
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Leiria.
A acção contou com o reforço dos Postos Territoriais de Pataias e de Valado de Frades, bem como do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha.