Sociedade
São Martinho do Porto, a baía de águas calmas que atrai a criançada
Tranquilidade. A Praia de São Martinho do Porto é uma das preferidas de quem tem crianças pequenas. Segurança e tranquilidade são os grandes atributos da baía, notam os turistas.
No concelho de Alcobaça fica uma das praias mais movimentadas da região de Leiria. São Martinho do Porto atrai os turistas graças à calmaria das águas do mar, proporcionada pela baía. No entanto, lamentam veraneantes e empresários locais, falta estacionamento e diversão nocturna.
Anabela Lopes, da Batalha, gosta de estender a toalha no areal de São Martinho “de vez em quando”. Como costuma ir a banhos com crianças, aprecia esta praia onde “a baía traz calma ao mar, que é por norma mais mexido” noutros pontos da região.
Porque sabe que um dos principais constrangimentos desta praia é a dificuldade em encontrar lugar para estacionar o carro, Anabela Lopes costuma dar preferência à viagem de comboio, até porque a estação ferroviária fica relativamente perto do areal.
Quem está agradavelmente surpreendida com São Martinho do Porto é Ema Araújo, que não visitava a praia há cerca de 20 anos. Natural de Vila do Conde, Ema Araújo regressa agora com a mãe e duas filhas e percebe que existe hoje muito mais movimento nesta praia.
Infelizmente, perdeu-se uma das ruas de que mais gostava e onde funcionavam vários restaurantes, expõe a turista. Mas a oferta de restauração foi compensada com os muitos espaços novos que abriram na avenida marginal, considera Ema Araújo.
Um dos principais problemas desta praia é a imprevisibilidade do tempo. “Quisemos fugir do vento e viemos ao encontro dele”, observa a veraneante. Já a gastronomia, designadamente o bom peixe, é um dos atributos da praia, aponta a turista que ficará oito dias instalada num hotel. Felizmente, a unidade hoteleira tem estacionamento, pois encontrar lugar disponível para deixar o automóvel é um problema, reconhece Ema Ara&u
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.