Sociedade
Santuário de Fátima regista saldo positivo na ordem dos 2,6 milhões de euros
Dados de 2024, revelados esta quinta-feira, indicam que, apesar de o número de peregrinos ter descido, as receitas aumentaram
Os dados financeiros do Santuário de Fátima referentes a 2024, revelados esta quinta-feira, mostram que, apesar da descida do número de peregrinos (menos 600 mil), houve um aumento do saldo, com a instituição a fechar as contas com um saldo positivo próximo de 2,6 milhões de euros (ME). Este resultado, surge após a quebra abrupta verificada em 2023, quando o saldo se cifrou em 110 mil euros, devido, sobretudo, aos custos com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
De acordo com as contas, apresentadas durante o encontro anual de hoteleiros e entidades que acolhem peregrinos, o Santuário de Fátima registou, no ano passado, receitas na ordem dos 24,4 milhões de euros, enquanto os gastos somaram 21,8 milhões. A maior fatia dos custos foi com o pessoal (7,1ME), seguindo-se os fornecimentos e serviços externos, onde se inclui água, energia e gás, por exemplo, que totalizaram 3,9 ME.
Comparado os dados financeiros de 2024 com o ano anterior, o destaque vai para o aumento das receitas - que resultam essencialmente das ofertas dos peregrinos -, com uma subida superior a 2,7 ME. "Sabíamos que ter mais peregrinos no ano passado não se ia traduzir em mais receita, porque os jovens não tinham essa capacidade. A sua preocupação era conseguir dinheiro para vir à JMJ", assinalou o reitor do Santuário, Carlos Cabecinhas.
Já nas despesas, houve um crescimento dos gastos com pessoal (mais 380 mil euros), explicado pelo reitor pela actualização das remunerações, devido o aumento do salário mínimo e, em consequência, dos restantes vencimentos. Do lado dos fornecimentos e serviços externos houve uma descida (menos 550 mil euros).
Em relação às estatísticas dos movimentos de peregrinos, os dados indica que, no ano passado, o Santuário contabilizou 6,2 milhões de pessoas. Em relação a 2023, registou-se uma descida (menos 600 mil fiéis), mas é preciso ter em conta que 2023 coincidiu com a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco, eventos que trouxeram a Fátima "mais de um milhão de pessoas" entre o final de Julho e início de Julho, assinala o Santuário.