Sociedade

Santa Eufémia reclama mais passeios, espaço cultural e reforço da recolha de lixo

2 jun 2024 10:00

Reivindicações apresentadas durante a reunião descentralizada da Câmara de Leiria que decorreu na localidade

santa-eufemia-reclama-mais-passeios-espaco-cultural-e-reforco-da-recolha-de-lixo
Santa Eufémia acolheu reunião descentralizada da Câmara de Leiria
(Google maps)

A construção de passeios ao longo da EM350, a construção de um espaço para a criação artística e cultural e o reforço do serviço de recolha de lixo e de ecopontos forma algumas das reivindicações de deixadas por moradores e dirigentes associativos de Santa Eufémia, na última reunião descentralizada da Câmara de Leiria, realizada na localidade.

A necessidade de reforçar a segurança rodoviária, nomeadamente, no centro da povoação, foi também defendida pelo presidente da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista. Mário Rodrigues recordou que a intervenção está prevista no projecto de requalificação do troço da agora EM35, desejando que a sua concretização arranque o quanto antes. "A requalificação do troço no centro de Santa Eufémia prevê a construção de passeios. Esperamos que possa avançar em breve, após anos de inércia da Infraestruturas de Portugal", disse o autarca.

Além da falta de passeios, Ricardo Marques, morador em Santa Eufémia, pediu mais atenção para o Vale do Lapedo, um "tesouro" que carece de "limpeza e conservação ao longo de todo o ano", e o reforço do serviço de recolha de lixo, com "mais contentores” e maior periodicidade no seu despejo.

A falta de médicos de família, que afecta "mais de mil utentes em Santa Eufémia" que esperam, "em média, três meses para consulta de avaliação e/ou de rotina", foi outro dos problemas abordados Ricardo Marques. Também Mário Rodrigues falou da questão da saúde para referir o impacto positivo do projecto Bata Branca, iniciado em meados de Janeiro e que já proporcionou "1500 consultas" em Santa Eufémia.

Já Carlos Faria, em representação do TASE - Teatro de Animação de Santa Eufémia, expressou o desejo de a povoação ter um espaço que, à semelhança da recém-inaugurada Black Box, possa proporcionar condições para a criação artística e cultural, que sirva depois para alimentar um programa regular de actividades.

"Ainda não desistimos de, um dia, ter um espaço em Santa Eufémia tipo Black Box, para podermos acolher, à semelhança do que já fazemos nas nossas muito modestas instalações, outros grupos e agregar todas as instituições culturais da freguesia", afirmou o dirigente.

Valdemar Videirinho, presidente da Assembleia Geral do grupo desportivo da Boa Vista, destacou os projectos em cursos de melhoria das infra-estruturas do clube, com a substituição do relvado sintético e a construção da nova sede

Em nome do Rancho Típico da Boa Vista, António David Silva reclamou a a construção de um espaço museológico na anttiva EB1 de Boa Vista, que garanta a “preservação do espólio” da associação.