Saúde

Salvato Feijó sai do hospital de Leiria por aposentação

5 jul 2024 10:54

Médico criou e dirigiu o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria, onde foi também director clínico

salvato-feijo-sai-do-hospital-de-leiria-por-aposentacao
Salvato Feijó
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Ao fim de oito anos a liderar o Serviço de Pneumologia do hospital de Leiria, que criou, Salvato Feijó deixou a instituição por ter atingindo os 70 anos, estando, por isso, impedido de continuar no Serviço Nacional de Saúde.

“Saio com o sentimento de dever cumprido. Criei, com a minha equipa, um serviço a partir do zero, que é hoje uma referência regional e, até, nacional”, afirma o médico, que, durante quatro anos, assumiu também as funções de director clínico do Centro Hospital de Leiria (agora Unidade Local de Saúde da Região de Leiria), cargo que desempenhou durante a pandemia de Covid-19.

“Foi um encargo extra”, assume Salvato Feijó, que aponta a inauguração da Unidade de Ambulatório de Pneumologia, em 2016, como um dos marcos do seu percurso em Leiria, já que correspondeu ao começo do Serviço de Pneumologia, hoje com nove pneumologistas e dois imunoalergologistas e que “dá resposta a todas as áreas da pneumologia”. “A única técnica que não se realiza é a criobiópsia pulmonar, mas está previsto que comece no início de 2025”, adianta Salvato Feijó.

Além da resposta ao nível das consultas externas, o Serviço de Pneumologia dispõe de um laboratório do sono, de um hospital de dia e de internamento, que inclui três quartos de pressão negativa para “doentes com infecções que ponham em risco a população em geral, como tuberculose ou bacilos multi-resistentes”. Sónia Silva está a coordenar o serviço até ser realizado o concurso para preencher o lugar.