Abertura

Salário de emigrante sem sair de Leiria

23 mar 2023 20:00

Vivem cá dentro e trabalham para fora, com empresas estrangeiras que nem sequer operam em Portugal. Remotamente, a partir de casa ou de qualquer lugar com ligação à internet. Os contratos garantem um poder de compra muito acima da média

salario-de-emigrante-sem-sair-de-leiria
Raul Testa está no sector das tecnologias de informação e trabalha para uma empresa dos Estados Unidos
Ricardo Graça

Quando deixou a Câmara Municipal da Marinha Grande, depois das últimas eleições autárquicas, Raul Testa decidiu especializar-se na economia digital, já a pensar na possibilidade de colaborar à distância com um empregador fora do País. “Rapidamente, percebi que não queria procurar trabalho em Portugal”. Todas (ou quase todas) as ofertas publicadas por empresas estrangeiras davam a conhecer a proposta de salário e nenhum (ou praticamente nenhum) anúncio de empresas portuguesas seguia a mesma prática. Além da transparência, a principal diferença, contudo, está no valor da remuneração: a trabalhar cá dentro para fora “ganha-se três ou quatro vezes mais, em média”. É um contrato de emigrante, sem precisar de emigrar. E uma fuga de cérebros, em nova versão.

Nos últimos anos, sobretudo desde o ínicio da pandemia, os empregadores estrangeiros compreenderam que podem contratar talento mais barato em Portugal, se oferecerem ao colaborador a possibilidade de se manter no País, a receber pelos padrões internacionais, ou seja, com um acréscimo considerável de poder de compra.

“Cá, um recém-licenciado entra no mercado de trabalho a ganhar mil euros, enquanto nos Estados Unidos ou no Norte da Europa o nível de entrada está nos três mil. Se a empresa estrangeira lhe pagar dois mil, está a dar-lhe o dobro do que ele ganha, o que é irrecusável. Mas, ao mesmo tempo, está a pagar um terço abaixo do que pagaria se recrutasse no próprio país”, explicou José Paiva, fundador da Landing Jobs, num artigo publicado pelo Expresso.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ