Sociedade

Rui Rocha escolhido para vice-presidente do PSD

21 out 2024 08:35

Antigo autarca de Ansião sobe na hierarquia do partido, onde, até agora, era vogal da direcção

rui-rocha-escolhido-para-vice-presidente-do-psd
Rui Rocha passa de vogal a vice-presidente da Comissão Política Nacional
Ricardo Graça/Arquivo

Antigo presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha foi um dos nomes escolhidos por Luís Montenegro para ocupar um dos lugares de vice-presidente do PSD. O ex-autarca sobe, assim, na hierarquia do partido, onde, até agora, era vogal da direcção.

Rui Rocha, que preside à mesa da assembleia distrital do PSD/Leiria, foi o mandatário de Luís Montenegro no distrito na campanha para presidente do partido, que culminou com a sua reeleição como líder do PSD no 42.º congresso do partido que decorreu, este fim-de-semana, em Braga.

Numa mensagem partilhada nas redes sociais, Rui Rocha considera a sua eleição para vice-presidente uma "honra", por merecer a confiança do presidente do PSD", e um "privilégio, por ter a oportunidade de trabalhar de perto com Luís Montenegro, uma verdadeira referência. É, diz, também uma oportunidade de dar o seu "empenhado e dedicado contributo, a partir do PSD, mas sempre a pensar nas pessoas e em Portugal".

Por seu lado, Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e da Modernização, que, antes do congresso do último fim-de-semana, ocupava um dos lugares de vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, passa a vogal. O mesmo aconteceu com os ministros António Leitão Amaro, Miguel Pinto Luz e Paulo Rangel.

Já Fernando Tinta Ferreira, ex-presidente da Câmara de Caldas da Rainha, mantém-se no Conselho de Jurisdição Nacional, órgão agora liderado por Ana Paula Martins.

João Cunha e José Augusto Santos (Leiria), Paulo Espírito Santo (Caldas da Rainha) e Carla Longo (Pombal) foram eleitos para o Concelho Nacional.

A nova Comissão Política Nacional do PSD, na qual se destaca o regresso de Leonor Beleza, antiga ministra da Saúdem e a nova primeira vice-presidente, recebeu a confiança de 92,3% dos militantes presentes no congresso, superando a votação de há dois anos, quando a direcção de Luís Montenegro obteve 91,6% dos votos.

 

[Notícia actualizada às 19:30 horas de 21/10/2024 com a inclusão dos nomes dos militantes da região eleitos para o Conselho Nacional do PSD]