Economia
Restaurante familiar A Gralha celebra meio século de actividade
Estabelecimento foi reconhecido com a chave do castelo de Porto de Mós
O passado sábado foi dia de festa no restaurante A Gralha, de Alvados, no concelho de Porto de Mós, que celebrou 50 anos de actividade.
Gilda Ferreira, actual proprietária, explica ao JORNAL DE LEIRIA que o negócio surgiu por iniciativa do seu pai, António Ferreira e da sua mãe, Lina Esteves Ferreira, em sociedade com Prudêncio Cláudio e António Ferreira, irmão e primo de António Ferreira, respectivamente.
“Cresci aqui, entre panelas, desde os meus 6 anos de idade. Muitas vezes dormia em duas cadeiras que a minha mãe juntava, para poder cozinhar”, recorda Gilda. Alguns dos sabores com os quais se estreou o restaurante continuam a ter grande procura, salienta a proprietária. É o caso do bacalhau à Gralha e do cabrito assado, aos quais se sucederam depois outras receitas muito apreciadas, como o naco de vitela ou o bife de touro.
O restaurante tem hoje quatro salas com diferentes decorações, entre o rústico e o moderno, com capacidade total para 800 pessoas. A recepção está decorada com uma réplica das Grutas de Santo António, ali próximas, e um jardim convidativo para celebração de casamentos e de outros eventos, realça Gilda.
Quanto ao grupo de colaboradores fixos é de 13 pessoas, embora, no seu todo, a equipa chegue a estender-se a quatro dezenas de profissionais. A comida e o ambiente familiar têm de resto captado visitas de todo o País, incluindo algumas celebridades de diversos sectores, como cantores, desportistas e, recentemente, Dolores Aveiro, mãe do futebolista Cristiano Ronaldo, congratula-se Gilda Ferreira.
Celebração entre amigos e clientes
Sábado foi dia de retribuir o carinho de amigos e clientes, com almoço volante e gratuito durante toda a tarde, diversas actuações musicais e de bailarinos, e momentos altos como o descerrar da placa comemorativa, corte do bolo de aniversário e a entrega da chave do castelo de Porto de Mós, a Gilda Ferreira, pela mão do vice-presidente da autarquia, Eduardo Amaral, pelo reconhecimento do restaurante como “digno embaixador” do concelho.
“Jamais imaginei ter o privilégio deste tão distinto reconhecimento”, partilhou Gilda Ferreira na página de Facebook do restaurante.