Economia

Restaurador de livros mantém ofício vivo a partir de atelier em Óbidos

25 ago 2024 19:30

Paulo Duarte recupera e encaderna livros há mais de 30 anos

restaurador-de-livros-mantem-oficio-vivo-a-partir-de-atelier-em-obidos
Dificilmente se encontra quem queira dar continuidade à profissão, lamenta Paulo Duarte
DR
Daniela Franco Sousa

Às mãos experientes de Paulo Duarte chegam livros de vários feitios, degradados, rasgados, mal amanhados com fita-cola, e que, graças à sua paciência e perícia, saem do atelier com ar renovado, em Óbidos. Paulo Duarte é encadernador e restaurador de livros há mais de 30 anos, um ofício que aprendeu com a família, mas que, lamenta, dificilmente terá a quem ensinar.

O avô de Paulo Duarte tinha uma oficina de encadernação, em Lisboa, onde a sua mãe chegou a trabalhar. Depois da morte do avô, e com a extinção da oficina, a mãe de Paulo passou a trabalhar numa gráfica, em Caldas da Rainha. “Eu próprio cheguei a trabalhar numa gráfica e a minha mãe foi-me ensinando. Assim como outro senhor, que também lá trabalhava”, recorda Paulo Duarte.

Tempos depois, decidiu avançar com o seu próprio negócio. “Restaurar é um trabalho muito complexo, porque há livros que chegam em muito mau estado.” Entre aqueles que mais dores de cabeça lhe deram está um missal, que demorou

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ