Sociedade
Região propõe alargar concessão da A8 para abolir portagens em parte da via, na A19 e no IC36
A medida consta de um caderno reivindicativo para a região apresentado, esta semana, na Assembleia da República, onde é também defendida a criação da Escola Superior de Pombal afecta ao Instituto Politécnico de Leiria.
A isenção de portagens na A19, a designada variante da Batalha, bem como no IC36 e no troço da A8 entre Leiria e Marinha Grande, é uma das propostas que a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) quer ver reflectida na versão final do Orçamento do Estado (OE) para 2025. A medida consta de um caderno reivindicativo para a região, apresentado na terça-feira, na Assembleia da República, onde é também defendida a criação da Escola Superior de Pombal afecta ao Instituto Politécnico de Leiria.
Para custear a isenção de portagens nos troços em causa sem onerar o OE, a CIMRL defende a prorrogação por cinco anos da subconcessão do Litoral Oeste, atribuída à AELO – Auto-Estradas do Litoral Oeste, cujo contrato termina em 2039. “As receitas provenientes dessa prorrogação permitiriam cobrir a isenção de portagens”, explica Paulo Batista Santos, primeiro secretário da CIMRL.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.