Sociedade

Região evoca 100 anos do Corpo Nacional de Escutas

27 mai 2023 08:00

Centenário assinala-se este sábado, dia 17. Na região, a data será assinalada com várias actividades na Quinta do Escuteiro, Batalha, e em Porto de Mós.

regiao-evoca-100-anos-do-corpo-nacional-de-escutas
Foto retirada da págia de Facebook CNE - Região de Leiria-Fátima
DR

O centenário do Corpo Nacional de Escutas assinala-se, este sábado, dia 27. As comemorações nacionais terão lugar em Braga, onde se iniciou o CNE, mas a efeméride será assinalada na região com várias actividades, a realizar na Batalha

Pelas 9:30 horas, haverá missa, celebrada no Mosteiro da Batalha pelo bispo D. José Ornelas, onde estarão os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que, a partir das 11 horas, passarão para a Quinta do Escuteiro. 

Para as 12 horas, está marcado o descerramento de uma placa alusiva ao centenário do CNE, a ter lugar na Capela de São Jorge, no concelho de Porto de Mós. 

Durante a tarde deste sábado, a Quinta do Escuteiro será palco de vários jogos para s escuteiros. 

Com 34 agrupamentos, a região de Leiria-Fátima, cujo território corresponde à diocese, conta actuamente com 2.415 elementos, incluindo responsáveis adultos, avança a Junta Regional, constituída em 1925, ou seja, dois anos depois da criação do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

Ainda em 1925, iniciava actividade o grupo 14, sediado na Sé de Leiria, que acabaria por ser extinto, pelo que, o agrupamento mais antigo na região é o da Marinha Grande, fundado em 1956. Entre os momentos marcantes do escutismo na região, Pedro Nogueira, actual presidente da Junta de Leiria-Fátima, destaca o primeiro acampamento nacional (ACANAC), realizado em 1926, em Aljubarrota.

Depois disso, o distrito acolheu mais dois ACANAC: em 1938, na Quinta de São Venâncio, em Leiria, e em 1973, nos Marrazes. Marcante foi também o primeiro dos 17 acampamentos regionais, que decorreu em 1958, nos Andrinos; a primeira actividade Roverway que, em 2003, juntou cerca de três mil jovens na Lagoa da Ervedeira.

Marcanre foi também a aquisição, em 1986, de um terreno, com cerca de quatro hectaresm localizado na Quinta do Sobrado, no concelho da Batalha, onde funciona a Quinta do Escuteiro, frequentada anualmente por “centenas” de crianças e jovens. 

Já em 1998, coube à região a organização do acampamento de comemoração dos 75 anos do CNE, que teve lugar em Aljubarrota. 

Quase duas décadas volvidas, em 2017, esta região escutista passou a designar-se por Região de Leiria-Fátima e organizou a Peregrinação Nacional de Escuteiros a Fátima, que juntou mais de 30 mi participantes.