Viver

Recital e novo ciclo de piano para homenagear Margarida Korrodi

14 jan 2025 11:55

O concerto realiza-se no sábado na Sala Margarida Korrodi da SAMP

recital-e-novo-ciclo-de-piano-para-homenagear-margarida-korrodi
Margarida Korrodi (1931-2021)
Ricardo Graça/Arquivo

“Se Leiria é hoje uma cidade criativa na área da música reconhecida pela UNESCO”, o estatuto “também se deve” a Margarida Korrodi, lê-se no site da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP). “Foi pelo seu trabalho como professora que hoje tantos e tantas leirienses são profissionais da música”.

Por vontade da pianista e pedagoga, o seu espólio e um dos seus pianos foram oferecidos à SAMP, que criou a Sala Margarida Korrodi para acolher esse património, que agora faz parte da rotina de inúmeros jovens alunos da instituição.

No sábado, 18 de Janeiro, os 94 anos do nascimento de Margarida Korrodi (1931-2021) vão ser assinalados pela SAMP com um recital que terá lugar precisamente na Sala Margarida Korrodi.

O concerto, marcado para as 12:30 horas, conta com a participação das professoras de piano Yumiko e Ayane Ishizuka e da aluna Ângela Santos.

No sábado, a SAMP deverá também anunciar a realização, a partir do próximo ano (2026), do Ciclo de Piano Margarida Korrodi, destinado a perpetuar a memória da pianista leiriense.

Margarida Korrodi nasceu em Leiria e segundo a SAMP iniciou os estudos de piano aos nove anos de idade com Carlota Tinoco. Estudou também no Conservatório Nacional de Lisboa e recebeu o Prémio Rey-Colaço. Foi docente na Escola Industrial da Marinha Grande, na Escola Comercial e Industrial de Leiria e no Liceu Rodrigues Lobo.