Viver
Quatro filmes de João Canijo para ver em Ourém no mês de Outubro
Teatro Municipal de Ourém dedica ciclo ao realizador João Canijo
Em meados de Setembro, a Academia Portuguesa de Cinema anunciou que o filme Mal Viver, de João Canijo, é o candidato de Portugal a uma nomeação nos Óscares de 2024, na 96ª edição dos prémios norte-americanos.
Mal Viver estreou no festival de Berlim, com João Canijo a receber o Urso de Prata do prémio do júri.
Com Viver Mal, a longa-metragem faz parte de um díptico, disponibilizado em 2023 pelo realizador, que, anteriormente, dirigiu Fátima, Sapatos Pretos e Noite Escura, entre outros títulos.
Durante o mês de Outubro, o Teatro Municipal de Ourém dedica um ciclo a João Canijo, com início esta quarta-feira.
Serão exibidos quatro filmes, a 4 de Outubro, 11 de Outubro, 18 de Outubro e 25 de Outubro, sempre às 21:30 horas.
Mal Viver e Viver Mal são, precisamente, os dois primeiros filmes programados pelo Teatro Municipal de Ourém. A história passa-se num hotel junto à costa norte de Portugal. O primeiro foca-se nas várias mulheres da mesma familia, de gerações diferentes, que ali vivem; no segundo, emerge a perspectiva dos clientes. Ambos contam com interpretações de Madalena Almeida, Vera Barreto, Anabela Moreira, Leonor Silveira, Rita Blanco, Cleia Almeida, Nuno Lopes, Filipa Areosa e Beatriz Batarda.
É o Amor e Sangue do Meu Sangue são dois últimos filmes do ciclo que decorre na sala estúdio do Teatro Municipal de Ourém, com bilhetes a 3 euros.