Saúde

Quase 90% dos utentes entraram nas urgências com referenciação

7 nov 2024 21:00

Primeira semana do projecto Ligue Antes, Salve Vidas já permitiu seleccionar verdadeiras urgências

quase-90percent-dos-utentes-entraram-nas-urgencias-com-referenciacao
.
Ricardo Graça

Quase 90% dos utentes entraram nas urgências dos três hospitais da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) de forma referenciada, desde que entrou em vigor o projecto nacional Ligue Antes, Salve Vidas.

Entre os dias 29 de Outubro e 4 de Novembro foram admitidos 2.422 doentes nos três serviços de urgência geral de Leiria, Pombal e Alcobaça e na urgência pediátrica, um número abaixo dos 2.631 utentes que foram às urgências em igual período de 2023. Alexandra Borges revela ao JORNAL DE LEIRIA que das 2.422 admissões entraram 1.003 pessoas referenciadas pela Linha Saúde 24,540 foram encaminhadas pelo CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes, e 579 referenciadas por outras instituições de saúde. A vogal executiva da ULSRL afirma que foram contabilizadas 300 situações em que o utente foi directamente à urgência.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ