Sociedade

PSP alerta para furtos de malas de viagem em transportes públicos de longa distância

17 dez 2025 13:00

PSP de Leiria registou 12 participações nos últimos quatro meses

psp-alerta-para-furtos-de-malas-de-viagem-em-transportes-publicos-de-longa-distancia

A polícia tem registado um aumento do furto de malas de viagem e carteiras em transportes públicos de longa distância, decorrente da aproximação das épocas festivas, pelo que o Comando Distrital da PSP de Leiria alerta para os cuidados a ter durante as deslocações.

Segundo a PSP, em dias de maior afluxo de passageiros, a "PSP sabe que os suspeitos operam tendencialmente em grupos de duas a três pessoas e privilegiam as principais interfaces rodoviárias e ferroviárias de Lisboa, como a Estação do Oriente, Sete Rios ou Santa Apolónia".

"Visando sobretudo mochilas, malas de viagem de fácil transporte e carteiras, os suspeitos sabem que nas linhas de transporte de longa distância as potenciais vítimas tendem a transportar mais bens e que, necessariamente, demoram mais tempo a aperceber-se da falta dos objectos furtados", refere a PSP, informando que a maioria das denúncias ocorre nos locais de destino quando as vítimas dão conta do furto. 

Nos últimos quatro meses, o Comando Distrital da PSP de Leiria recebeu a participação de 12 ocorrências deste tipo de fenómenos, "conseguindo inclusivamente recuperar alguns pertences na área da vila da Lourinhã, através da esquadra de Peniche". 

"A localização estratégica do distrito de Leiria, atravessado por alguns dos principais corredores rodoviários e ferroviários do País, reforça a relevância deste alerta. Estas vias que, associado ao período festivo, canalizam elevado fluxo de passageiros e ligações entre o norte e o sul, tornam a região particularmente exposta a fenómenos deste tipo, aumentando a necessidade de vigilância redobrada e de comportamentos preventivos por parte de quem utiliza estes meios de transporte", acrescenta o comunicado.