Sociedade
PS elege novas concelhias no distrito. Três não tiveram candidatos
Em Alcobaça, Marinha Grande e Peniche houve duas listas a concorrer
O Partido Socialista (PS) foi a votos, no último fim-de-semana, com a eleição de novas concelhias no distrito. As excepções são Batalha, Alvaiázere e Pombal, concelhos onde não houve qualquer lista.
Do sufrágio interno, resultaram a reeleição dos actuais presidentes no Bombarral (Ricardo Fernandes), em Castanheira de Pera (António Henriques), em Leiria (Anabela Graça), na Marinha Grande (Fátima Malesso Cardoso), na Nazaré (João Formiga), em Óbidos (João Moniz) e em Porto de Mós (Carlos Matos).
Em Alcobaça, um dos três concelhos onde houve duas listas – os outros dois foram Marinha Grande e Peniche - , António Gonçalves venceu as eleições, conseguindo mais três votos do que Diogo Ramalho.
Já na Marinha Grande, a lista encabeçada pela actual presidente derrotou a candidatura de Luís Toscano. Em Peniche, João Veríssimo venceu a candidatura de Pedro Barata. Este, chegou a apresentar uma reclamação, entretanto, indeferida pela Comissão Federativa de Jurisdição, organismo que “validou os resultados", informa Ana Batalha, presidente da Mesa da concelhia.
O sufrágio ditou ainda a eleição de novos presidentes de concelhia em Ansião (Lilibeth Ferreira), em Caldas da Rainha (Rui Nunes) e em Figueiró dos Vinhos (Maria Adelaide Paiva). Em Pedrógão Grande, Margarida Guedes, até agora presidente da Comissão Administrativa da concelhia, foi eleita presidente da comissão política.
Depois das concelhias, é a vez de a Federação Distrital ir a votos para escolher o sucessor de Walter Chicharro. As eleições estão marcadas para o dia 27 de Setembro, havendo dois candidatos pré-anunciados: Paulo Clemente, presidente da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, e Cláudia Avelar, líder das Mulheres Socialistas no distrito.