Economia
PRR: empresas do distrito lideram projectos de 380 milhões de euros
Três consórcios liderados por empresas da região foram apurados para a próxima fase das Agendas Mobilizadoras. Projectos superam os 224 milhões de euros. Dois outros, de 156 milhões, aguardam aprovação
Inov.AM – inovação em fabricação aditiva, Descentralizar Portugal com blockchain e Sustainable Stone by Portugal são as designações dos projectos a desenvolver em consórcio por entidades do distrito de Leiria que já passaram à fase seguinte dos concursos das Agendas Mobilizadoras e das Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os consórcios qualificados – 64 de um total de 144 que se candidataram em todo o País - apresentaram publicamente as suas propostas quinta e sexta-feira da semana passada, num evento realizado em Leixões.
Os três liderados por empresas do distrito prevêem, no seu conjunto, investimentos superiores a 224 milhões de euros e envolvem mais de 170 entidades, a maioria delas da região.
A estes projectos, que no início deste mês estavam então qualificados para a fase dois, juntam-se dois outros (Embalagens do Futuro e Valet), de 112 e de 44 milhões de euros, respectivamente, que na altura estavam classificados como elegíveis, mas ainda não estavam seleccionados.
O maior consórcio dos três seleccionados é o Inov.AM – Inovação em fabricação aditiva, liderado pela Erofio – Engenharia e fabricação de moldes, da Batalha, que preconiza um investimento de 98 milhões de euros.
Apresenta-se como programa mobilizador de inovação em fabricação aditiva, constituído por 78 parceiros, entre empresas de vários sectores de actividade e entidades do sistema científico nacional.
Visa o desenvolvimento de várias áreas de intervenção que incluem novos materiais, processos avançados de fabricação aditiva, processos avançados de pós produção, automação avançada e software de controlo, novos produtos, formação e capacitação de recursos humanos, lê-se na síntese disponível no site do IAPMEI.
Espera-se que o projecto contibua para o incremento da competitividade e resiliência da economia portuguesa, com base em I&DT, na inovação e na diversificiação e especialização da estrutura produtiva, “criando um possível efeito de arrasto e contribuindo para a transição digital”.
A Void Software, de Leiria, lidera o consórcio Agenda Descentralizar Portugal com Blockchain, que preconiza um investimento na ordem dos 72 milhões de euros e envolve 46 entidades.
Prevê 18 projectos para lançar ou melhorar produtos com elevado potencial de exportação e escalabilidade. “Todos os projectos estão relacionados entre si, pois fazem parte de uma mesma cadeia de valor da tecnologia blockchain”.
“Esta é uma das tecnologias mais promissoras da actualidade”, diz ao JORNAL DE LEIRIA João Mota, responsável pela Void.
“A ideia unificadora do consórcio é alavancar esta tecnologia para inovar. O nosso foco é explorá-la em várias vertentes, desde a agricultura à saúde, passando pelos videojogos e outras áreas”.
“A nossa visão é que a tecnologia blockchain contribui para reforçar o esforço de digitalização do País, acelerando a transição verde, ajudando a tornar o País mais resiliente, competitivo e sem deixar ninguém para trás”.
Como objectivos gerais, o projecto visa contribuir para a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa; ajudar a aumentar as exportações de bens e serviços; e ajudar a incrementar o investimento em I&D do País.
A Solancis – Sociedade exploradora de pedreiras, de Alcobaça, lidera a Agenda Mobilizadora Sustainable Stone by Portugal - valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado.
Promovida pelo Cluster Portugal Mineral Resources, tem previsto um investimento de 53,8 milhões de euros e envolve no total 50 entidades, das quais 20 empresas da área da pedra natural, grande parte delas da região de Le
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.