Sociedade

Projecto Esperança Solidária precisa de ajuda para continuar a apoiar famílias

27 mar 2023 12:00

Grupo de voluntários de Leiria lança apelo para poder manter projecto, que tem apoiado dezenas de famílias.

projecto-esperanca-solidaria-precisa-de-ajuda-para-continuar-a-apoiar-familias
Projecto Esperança Solidária recebe, todas as semanas, novo pedidos de ajuda
DR
Maria Anabela Silva

Quando, há oito anos, passou por uma fase difícil e precisou de ajuda, Ana Brás fez uma promessa, a si e a quem lhe estendeu a mão: quando a sua vida estivesse estabilizada, apoiaria as famílias a necessitar de ajuda.

Em três meses, com o auxílio de amigos e de pessoas que responderam ao pedido que lançaram nas redes sociais, conseguiram “reequilibrar-se”. Pagou despesas em atraso e arranjou um part-time, graças ao apoio de uma vizinha que se disponibilizou para ficar com a filha de três anos enquanto ia trabalhar.

Com o primeiro objetivo alcançado, Ana Brás passou ao seguinte e cumpriu a promessa que fez, lançado o projeto Esperança Solidária de Leiria, um grupo de ajuda que tem apoiado dezenas de famílias e que nasceu nas redes sociais, com uma página de facebook, atualmente com mais de seis mil seguidores.

Presentemente, são 13 os agregados ao qual prestam auxílio, com cabazes alimentares. Mais seria se “tivéssemos outra capacidade”, assume Ana Brás, contando que todas as semanas recebemos novos pedidos de ajuda, aos quais não podemos responder por falta de recursos.

“Para ajudar quem precisa, também precisamos de auxílio. Temos a renda do espaço, que nos custa 200 euros, e a compra dos alimentos para os cabazes”, alega a intencionalidade.

Inicialmente, o projeto funcionou a partir de um anexo da sua casa, cujo acesso foi feito através do hall de entrada e da cozinha. “Chegou um momento em que havia duas opções: ou terminava, ou arranjava uma localização alternativa”, recorda. Seguiu este segundo caminho, que, no entanto, representou um custo acrescido.

Para garantir a verba necessária para a renda e para a compra de bens, o grupo, que conta com a participação regular de quatro pessoas e apoio pontual de “amigos”, promove algumas iniciativas de angariação de fundos, como vendas de rifas ou de produtos disponibilizados no espaço que têm na Quinta de Santo António, em Leiria.

“Outra forma contribuir é tornar-se colaborador deste projeto, com o valor que quiser/puder por mês ou apenas um donativo”, apelom os voluntários na página de facebook do projeto.