Economia

Primeiro gin de flor de cânhamo português nasce pela mão de startup incubada em Óbidos

23 abr 2021 12:19

Edição limitada a 100 unidades resulta de parceria que juntou a O Benefício, a Associação Nacional de Bebidas Espirituosas e a GinT.

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Gin de flor de cânhamo estará disponível em três variações.
DR

“O Benefício”, startup incubada no Parque Técnológico de Óbidos (Óbidos Parque) e na Startup Lisboa, volta a apostar na produção limitada e na utilização de métodos e matérias-primas artesanais e sustentáveis.

O cânhamo foi agora o produto escolhida e o resultado é a produção do “primeiro gin de flor de cânhamo português”.

Este gin está disponível numa edição limitada a 100 unidades e terá três variações: a Herbal, a Estival e o Delicado.

“A exploração de materiais e matérias-primas diferenciadores e cujo impacto ambiental seja positivo é algo que faz parte do ethos de ‘O Benefício’ e o cânhamo cumpre todas essas premissas”, explica Paulo Fernandes, co-fundador da marca.

Citado numa nota de imprensa da startup, este responsável destaca a “versatilidade” do cânhamo, mas também “o baixo impacto ambiental da sua produção” como factores que o fazem ajustar-se como uma luva à estratégia da empresa.

Para a concretização deste projecto, que tinha como missão destilar o primeiro gin de cânhamo português, o Benefício juntou-se à Associação Nacional de Bebidas Espirituosas, contando ainda com a colaboração especial com a GinT (The Strongest Portuguese Gin)

“Ter um gin no qual o cânhamo - que é uma planta curiosa e com sabores muito herbáceos - desempenharia o papel de vocalista colocou-nos desde logo um desafio muito enriquecedor, pois teríamos de encontrar uma forma de o compensar através da frescura e doçura”, refere Tiago Sanches, da GinT e master distiller do projecto.

O valor unitário de cada garrafa é de 34 euros e, no lançamento, o pack das três unidades - a Família Feliz - terá um custo de 86 euros.

O Benefício é uma editora que “defende um modelo de produção limitada”, colocando no mercado séries de 100 unidades.

Entre as edições criadas estão uma garrafa de azeite, que teve a sua origem numa herdade no centro de Portugal, constituída essencialmente por olival e montado de sobro centenários.

A segunda edição de “O Benefício” foi uma mochila feita de cintos de segurança reciclados, que juntou um alfaiate e uma empresa de abate de carros.

Seguiu-se depois, o Licor de Ginja, oriundo de Óbidos, fruto da colaboração com a Oppidum, uma empresa de tradições e história, e o bundle sleeve, projecto inspirado nos teares de Minde.