Sociedade

Porto de Mós aprova projecto para concluir rua de acesso à escola secundária

2 fev 2025 11:31

Vereadores do PS votara conta por entenderam que a solução apresentada “não vai resolver” os problemas de circulação junto à escola, “apenas os vai mudar de sítio”

porto-de-mos-aprova-projecto-para-concluir-rua-de-acesso-a-escola-secundaria
Projecto prevê que ao longo da rua sejam criados cerca de 70 estacionamentos
Imagem CMPM

O projecto para a ligação das ruas Adelino Reis Santos e Rio Alcaide, junto à Escola Secundária de Porto de Mós, foi aprovado pelo executivo, com os votos contra dos vereadores do PS.

O investimento em causa, que rondará os 700 mil euros (500 mil para a obra e os restantes para a aquisição de terrenos) visa, sobretudo, “facilitar o acesso” àquela escola, salienta uma nota de imprensa da câmara.

A mesma nota explica que a empreitada contempla a criação de bolsas de estacionamento e permitirá que as viaturas, incluindo autocarros, “párem junto à nova entrada da secundária e circulem”.

Segundo informação da câmara, a intervenção no arruamento decorrerá “em simultâneo com as obras de requalificação da escola secundária”.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Jorge Vala, presidente da câmara, adianta que existe já um “princípio de acordo com quase a totalidade dos proprietários” das parcelas necessárias ao arruamento, esperando-se que a obra fique concluída “ainda no decorrer do ano de 2025”.

Vereador do PS, Rui Marto justifica a posição da sua bancada, que votou contra, por entender que o projecto “não vai resolver” os problemas de circulação junto à escola, “apenas os vai mudar de sítio, atirando-os para a Estrada Nacional 243”.

O socialista critica ainda o facto de não ter sido feito um estudo de tráfego e a opção de fazer o estacionamento ao longo da via. No seu entender, a solução seria criar um parque num terreno existente entre a escola e a rua da Forca que, segundo o PDM, está destinado a equipamento, permitindo, dessa forma, “desafogar” o arruamento.

Rui Marto tem também dúvidas em relação à solução encontrada para a inserção da rua Adelino Reis na rua Rio Alcaide. No seu entender, a opção deveria ter sido a de prolongar o arruamento “até à rua da Forca” e construir uma rotunda. “Vamos fazer uma ‘ruazinha’, perdendo a oportunidade de resolver, efectivamente, os constrangimentos que existem”, alega.