Desporto
Portela homenageado em Leiria pede aos jovens para acreditarem
O internacional de andebol deixou aos jovens a mensagem de que é possível construir um futuro no mundo do desporto
“Acreditem que é possível conciliar os estudos com o desporto, crescer no desporto e fazer coisas boas. Com trabalho, esforço e dedicação, conseguem construir um futuro no desporto.” Foi com estas palavras que Pedro Portela, internacional de andebol, quis incentivar os jovens a apostarem no desporto, tendo como exemplo um jovem de Regueira de Pontes que partiu do Académico de Leiria e conquistou o sonho de uma vida.
O jogador foi homenageado pelo Município de Leiria na última segunda-feira e, na cerimónia, ficou assente a mensagem de que o desporto é importante no percurso dos jovens e oferece oportunidades para o futuro.
“Estamos a homenagear um dos nossos principais embaixadores, não só no andebol a nível nacional, mas também é um embaixador da nossa região”, frisou Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, ao lembrar que Portela “foi sempre muito acarinhado por todos”.
Por sua vez, Patrícia Dinis, presidente da Associação de Andebol de Leiria (AAL), afirmou que o internacional leiriense “foi, é e será sempre um exemplo para os nossos jovens no desporto, em especial no andebol”. A instituição entregou ao jogador uma faixa com o título de embaixador de andebol de Leiria.
O homenageado, de 35 anos, mostrou-se “orgulhoso” pelo caminho que tem trilhado no andebol português e reiterou a sua disponibilidade para apoiar a AAL sempre que possível.
Sobre a carreira, Pedro Portela admitiu que está a viver um ano “em cheio”, à semelhança da época passada. Com o Sporting, o atleta disputa a fase final do campeonato nacional e tem presença marcada nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Na Champions League, o HBC Nantes é o próximo adversário dos leões e o jogador leiriense apontou como objectivo chegar à final-four da competição europeia.
Com a selecção nacional, que no ano passado conquistou um histórico 4.º lugar no Mundial, as energias já estão concentradas no próximo Europeu, marcado para Janeiro de 2026. “Tenho a ambição de continuar a poder ajudar a selecção e quero estar lá”, confessou.