Sociedade
Pombal junta-se ao #WalkingRivers em Caminhada Solidária no Arunca
Percurso de nove quilómetros e baixa dificuldade para conhecer o rio e ajudar a Associação Ajuda Animal a esterilizar colónias de gatos

A cidade de Pombal volta a aliar-se o movimento global #WalkingRivers que convida a descobrir e valorizar os rios, desta vez, com um percurso de cerca de nove quilómetros até Vermoil, no dia 17, a partir das 14 horas.
Este ano, a iniciativa tem um propósito solidário a favor da Associação Ajuda Animal.
Inscrições
O município e o movimento local Os Amigos do Arunca organizem esta iniciativa que, a nível global, é dinamizado pelo Centro Ibérico de Restauro Fluvial (CIREF) e Wetlands International Europe, desafiando em vários países a caminhar ao longo dos seus rios, mostrando o seu potencial.
No ano passado, participaram 100 pessoas num percurso de 7,5 quilómetros. Este ano, a meta de divulgar o rio Arunca, evidenciar o seu potencial de recuperação e reforçar a mensagem de que, com a colaboração de todos, é possível ter um rio "feliz e saudável", onde a coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza é uma realidade, mantém-se.
A organização preparou pontos de informação e sensibilização ambiental ao longo do trajeto, complementados por apontamentos culturais e momentos de música acústica, criando uma atmosfera convidativa e feliz para os participantes.
A caminhada apresenta baixa dificuldade, sendo acessível também para pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo "Os Amigos do Arunca", o rio Arunca possui "importante vegetação ripícola, típica da bacia hidrográfica do Mondego, mas com forte influência do maciço cársico da Serra de Sicó".
É também um ponto estratégico na rota de aves migratórias ao longo de todo o ano, destacando-se o Paul da Madriz, classificado como Área de Proteção Especial e Sítio Ramsar (nº 823), localizado na parte final do seu percurso, junto ao Rio Mondego.
A organização solicita também aos participantes que, no momento da inscrição, considerem fazer um pequeno donativo para a Associação Ajuda Animal.
Um valor simbólico a partir de um euro, para o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz para controlar as colónias de gatos e reduzir as populações felinas silvestres, envolvendo a captura, esterilização, identificação, desparasitação e devolução dos animais ao seu território de origem.
A participação nesta caminhada é um convite a descobrir a beleza e importância do rio Arunca, a reforçar a consciência ambiental e a contribuir para uma causa solidária local.