Sociedade
Politécnico de Leiria cria plataforma para quem aprende português
O site estará em permanente desenvolvimento e será uma ferramenta disponível à distância de um clique
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, lançou recentemente o projecto ReLer: Recursos de Aprendizagem do Português, uma plataforma com recursos digitais gratuitos e de livre acesso, destinada a quem ensina e aprende português como língua estrangeira.
A coordenadora do projecto, Joana Carvalho, adianta, citada na nota de imprensa, que os recursos disponíveis na plataforma ReLer visam “dar resposta às necessidades dos utilizadores, independentemente da sua localização geográfica, com especial incidência na compreensão do oral”.
A também docente da ESECS acrescenta que o uso desta plataforma em contexto de ensino é uma das potencialidades. “Para o professor, estes recursos são facilmente aplicáveis na sua prática, independentemente das suas opções metodológicas e pedagógicas”, constata.
No ReLer é possível aceder a um arquivo em constante actualização de suportes divididos por níveis (inicial, intermédio e avançado). “Criou-se uma parafernália de recursos áudio, que vão desde conversas informais, artigos científicos, textos literários, textos jornalísticos ou receitas, podendo o aprendente seleccionar o assunto que mais lhe interessa e, de forma autónoma, ir progredindo. Também, por isso, houve o cuidado de se disponibilizar, para cada áudio, o suporte escrito”, explica Joana Carvalho.
Maria José Grosso, docente na Universidade de Macau, considera que os ecrãs são “indissociáveis da vida quotidiana e podem assumir um papel complementar das actividades pedagógicas, mas sem substituir o suporte físico”.
Segundo o Politécnico de Leiria, o site estará em permanente desenvolvimento e encontra-se disponível em sites.ipleiria.pt/reler.