Viver
Pintor Tiny Domingos expõe nos Países Baixos
Integrado na Rotterdam Art Week

Originário de Ourém, mas radicado em Berlim, na Alemanha, o artista plástico Tiny Domingos inaugura a exposição individual De Terris Raris / Sobre Terras Raras esta quinta-feira, 27 de Março, no contexto da Rotterdam Art Week, a semana da arte de Roterdão, nos Países Baixos.
Partindo do acordo sobre as terras raras ucranianas como paradigma do actual momento histórico, o projeto artístico propõe uma reflexão crítica sobre agendas extrativistas e autoritárias, promovendo, em alternativa, uma convergência entre co-criação e saúde planetária.
“Em De Terris Raris, Tiny Domingos celebra a pintura como um espaço de liberdade e de reinvenção. A exposição reúne duas séries de quatro pinturas inéditas de grande tamanho, destacando a ligação entre o mundo mineral e a criação artística, numa proposta que reconecta o ser humano com o planeta e consigo mesmo”, avança a nota de divulgação.

"Mazurivske", acrílico sobre tela, 100 x 80 cm
Com curadoria de Jacqueline Grubben e organização de Debsaysyes e Stinkhond, estará patente até 30 de Março, em diálogo com a mostra coletiva Telling You How It Is que decorre em paralelo.
Tiny Domingos é formado pela Universidade de Lisboa. “Os seus projectos recentes exploram o estado da terra, a tactilidade e as perspectivas simbio-poéticas, centrando-se na geologia, no hibridismo e nas identidades em evolução, numa perspetiva de saúde planetária e de futuros possíveis”. O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente em instituições e galerias como a Durham Art Gallery (Canadá), Gallery TRACK16 (Los Angeles), Bozar (Bruxelas), KW (Berlim) e Rijksmuseum (Amesterdão).