Viver

Pianistas de vários países em Óbidos e Caldas da Rainha durante um mês

20 jun 2024 10:14

Um concerto da Orquestra Gulbenkian com o pianista Jorge Luís Prats abre o festival esta sexta-feira

pianistas-de-varios-paises-em-obidos-e-caldas-da-rainha-durante-um-mes
O solista cubano vai actuar amanhã no palco do CCC
DR

Várias masterclasses e um total de 11 concertos com intérpretes como Artur Pizarro, Manuela Gouveia, Paulo Pacheco, Nuno Inácio, Andrea Bonatta, Josep Colom e Boris Berman integram o programa da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), este ano a decorrer entre 21 de Junho e 21 de Julho, com artistas de diversos países.

Os espectáculos têm lugar em Óbidos, Caldas da Rainha e Lisboa.

Esta sexta-feira, 21 de Junho, o concerto de abertura leva ao Centro Cultural e de Congressos, em Caldas da Rainha, a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Rui Pinheiro, que interpretará obras de Schummann e Beethoven, tendo como solista ao piano Jorge Luís Prats.

No programa, constam, de Robert Schumann, o Concerto para Piano e Orquestra, em lá menor, op. 54, e, de Ludwig van Beethoven, a Sinfonia n.º 5, em dó menor, op. 67.

As masterclasses da SIPO incluem recitais de piano, música de câmara e concertos com orquestra e decorrem entre 7 e 17 de Julho, em Óbidos. Visam a alta profissionalização artística e instrumental de jovens alunos provenientes de 13 países e serão ministradas pelos professores Boris Berman, James Giles, Manuela Gouveia, Josep Colom e Andrea Bonatta.

O festival também contempla uma exposição de pintura de Maria Natália Vaz Pires Bieck, que será inaugurada na Casa da Barbacam, em Óbidos, no dia 28 de Junho, pelas 17 horas. Além disso, haverá uma palestra intitulada “Helena e Madalena Sá e Costa ao Vivo”, apresentada por Helena Costa Araújo e Henrique Luís Gomes de Araújo, no dia 10 de Julho, às 16 horas, no Auditório Municipal da Casa da Música, em Óbidos.

O encerramento, a 21 de Julho, no CCC, tem em agenda um espectáculo de música e dança, com coreografias de Sylvain Guillot e Lucía Colom e Josep Colom ao piano.