Desporto

Percurso pedestre da Fórnea, em Porto de Mós, recebe certificação europeia

25 mai 2025 17:00

Esta distinção é considerada a mais prestigiada a nível europeu no que se refere a trilhos pedestres

Certificação foi entregue na última quarta-feira
Certificação foi entregue na última quarta-feira
CM Porto de Mós

O PR4 PMS – Percurso da Fórnea foi reconhecido com a certificação Leading Quality Trails – Best of Europe, na categoria Nature Delight, sendo o primeiro a receber esta certificação na Península Ibérica e o 13.º na Europa.

Esta distinção é considerada a mais prestigiada a nível europeu no que se refere a trilhos pedestres e reconhece percursos que cumprem com elevados padrões de qualidade.

A certificação foi entregue na passada quinta-feira e o autarca de Porto de Mós, Jorge Vala, reiterou a importância de valorizar a oferta turística no concelho, sobretudo no que diz respeito ao turismo de natureza.

Por sua vez, Pedro Pedrosa, co-fundador da empresa de consultoria A2Z Outdoor Experts, referiu que a rede de percursos pedestres portomosense (que inclui 15 percursos de BTT, 18 geo-sítios, 10 percursos equestres, três locais de voo e 11 grutas e algares visitáveis) oferece condições ao território para se candidatar a geoparque.

Já Manuel Franco, responsável pela gestão de percursos na mesma empresa e que acompanhou de perto o processo de certificação, explicou que o selo procura a especialização como garantia de qualidade da experiência, portanto os quality day walks possuem sempre um foco temático, baseado nos interesses e desejos do grupo-alvo definido.Assim, ao PR4 foi atribuída a categoria Nature Delight, que pretende “proporcioar uma experiência activa na natureza”.

O PR4 PMS – Percurso da Fórnea tem 13,2 quilómetros de extensão, com início e fim na localidade de Alcaria e desenvolve-se na encosta do vale glaciar da Fórnea, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeereiros. Este trilho oferece uma vista panorâmica de rara beleza, atravessando locais de elevado valor geológico e paisagístico.

Na sessão de atribuição da certificação, estiveram também presidentes Paulo Sousa, presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, e Nuno Gonçalves, chefe do Núcleo Sub-regional do Oeste do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas).