Sociedade
Pequenos agricultores da Benedita são embaixadores da economia circular
Projecto da associação Barafunda recebeu visita da CCDR Centro
Octávio, de 10 anos, é uma das crianças que, orgulhosamente, apresentam todos os frutos e legumes que têm cultivado na horta de permacultura criada nas instalações da Barafunda, a Associação Juvenil de Cultura e Solidariedade da Benedita.
Aluno no ATL nesta Instituição Particular de Solidariedade Social, Octávio aponta para os agriões, as cebolas e os alhos que ajudou a vingar. Para o menino, conhecer e manusear a terra foi um prazer que descobriu recentemente, depois de chegar do Brasil, onde não tinha quintal.
De penas castanhas, a vaidosa Madalena partilha a capoeira com outra galinha, recém-chegada, para quem as crianças ainda não escolheram o nome, explica Octávio.
E com os ovos destas companheiras, os pequenos já aprenderam a fazer panquecas na cozinha da associação.
Nesta horta, tudo cresce e tudo se transforma num conceito de circularidade, onde não há lugar para químicos, nota o aluno. E Sofia, de 12 anos, que até conhecia o quintal dos avós, tomou gosto
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.