AUTÁRQUICAS 2021
Pedro Machado e Liliana Vieira são os candidatos do PAN às autárquicas em Leiria
Partido quer aplicar "o princípio de poluidor-pagador: se polui, paga"
O empresário Pedro Machado, de 42 anos, concorrerá pelo PAN (Pessoas Animais Natureza), em Setembro, à presidência da Câmara Municipal de Leiria, enquanto a técnica de análises clínicas de 35 anos, Liliana Vieira, se candidata, pelo mesmo partido à Assembleia Municipal.
Em comunicado enviado à Redacção do JORNAL DE LEIRIA, o PAN sublinha que pretende incentivar no concelho as suas ideologias de preservação ambiental e de protecção de bem-estar animal.
Alguns dos objectivos da campanha passam pela recuperação de lagos e ribeiras, pelo aumento da fiscalização do número de explorações pecuárias intensivas e pelo apoio aos negócios de agricultura biológica com baixa utilização de recursos hídricos.
Em consequência da poluição provocada pelas explorações suinícolas na região, o concelho de Leiria está sujeito a grandes impactos ambientais, como a contaminação das águas e do solo, refere a nota de candidatura.
Como tal, Pedro Machado refere que o PAN não permitirá a continuação de descargas ilegais e afirma que "é necessário garantir a devida recolha e tratamento dos resíduos, imputando a factura aos empresários", aplicando "o princípio de poluidor-pagador: se polui, paga".
Sendo um concelho com uma área florestal extensa, o partido considera que, a aposta em espécies autóctones e nas medidas de videovigilância contra incêndios, são essenciais para a preservação da floresta.