Sociedade
Parque sensorial da Pia do Urso vai ser melhorado
Espaço, na freguesia de São Mamede, Batalha, é adaptado a cegos
O parque sensorial da Pia do Urso, um espaço adaptado a cegos localizado na freguesia de São Mamede, Batalha, vai ser requalificado.
Este parque sensorial, distinguido por diversas entidades, com destaque para o Turismo de Portugal e Universidade do Minho (Prémio Município do Ano – 2016), é composto por estações interactivas e lúdicas que necessitam de ser requalificadas, atendendo à sua ampla utilização e desgaste natural, refere uma nota de imprensa.
As estações sensoriais Jurássica, Musical, Abstrata e Lúdica serão objecto de requalificação.
Está ainda instalado na Aldeia da Pia do Urso o Centro de BTT da Batalha, que oferece uma rede de trilhos cicláveis, devidamente sinalizados, com mais de 300 quilómetros de extensão, tendo sido o primeiro Centro de BTT do país a ser homologado pela UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo.
Nessa nota, o município frisa que, no caso do parque sensorial, o objectivo é reabilitar as várias estações interactivas e lúdicas, que “necessitam de ser requalificadas, atendendo à sua ampla utilização e desgaste natural”.
A intervenção insere-se num conjunto mais vasto de acções que o Município pretende executar na área do turismo, onde se inclui a renovação da sinalética de percursos pedestres existentes e a marcação de dois novos: a Rota das Pedreiras Históricas do Mosteiro da Batalha, na freguesia de Reguengo do Fetal, e o percurso Collippo ao Vale do Lena, na Golpilheira.
"As intervenções compreendem desde a sinalética de percursos pedestres e respectiva homologação junto da Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo, à requalificação das estações sensoriais do Ecoparque sensorial da Pia do Urso e instalação de sinalética na Parede de Escalada de Reguengo do Fetal", salienta ainda a nota de imprensa.
Segundo a autarquia, a candidatura aprovada foi submetida em co-promoção com os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, enquadrada no eixo estratégico da valorização e promoção do património natural da região de Leiria.
A instalação de uma parede de escalada no Reguengo do Fètal é outra das intervenções previstas.
Numa nota de imprensa, a Câmara da Batalha refere que este conjunto de acções representa um investimento de 116 mil euros, comparticipado em 85% pelos fundos europeus do Centro 2020.
"A recuperação do sector do turismo e a aposta no turismo da natureza são objectivos prioritários para o relançamento da economia local no período pós pandemia e ao nível do reforço das alternativas de lazer para os cidadãos”, refere Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, citado na nota de imprensa.