Viver

Palavra de honra | Discordo profundamente da ideia de que a juventude está perdida

5 out 2025 09:46

Telmo Fernandes, professor do ensino superior

palavra-de-honra-or-discordo-profundamente-da-ideia-de-que-a-juventude-esta-perdida

Já não há paciência... para teorias da conspiração e negacionistas. Porque a Terra é plana, porque as vacinas fazem mal, porque o paracetamol causa autismo, porque as ondas dos telemóveis causam tumores, porque a medicina alternativa é que é boa ou porque a ida à Lua foi uma mentira. É que não há mesmo paciência. São tudo teorias de quem não sabe o que diz.

Detesto... brócolos e couves de Bruxelas. Acredito que ninguém come estas coisas sem ser obrigado.

A ideia... que os automóveis passarão a ter condução autónoma fascina-me, mas assusta-me ao mesmo tempo. Fascina-me porque tenho a certeza que os sistemas automáticos são muito melhores do que os humanos e que vamos ter muito menos acidentes, mas assusta-me porque somos cada vez menos necessários.

Questiono-me se... se a estupidez humana alguma vez vai deixar de nos surpreender.

Adoro... viajar. Acredito que é das poucas atividades em que se gasta dinheiro, mas se fica mais rico. Também adoro comer. Então de comer enquanto se viaja, nem se fala.

Lembro-me tantas vezes... em boa verdade é mais correto “esqueço-me tantas vezes”, já que estou sempre a esquecer-me de coisas.

Desejo secretamente... que o Concorde volte a voar. A ideia de que já viajámos à velocidade do som e que agora tenhamos de voltar a andar a passo de caracol simplesmente não faz sentido. É como tirar um brinquedo a uma criança.

Tenho saudades... do tempo em que os automóveis faziam barulho, cheiravam a gasolina e não tinham cintos de segurança.

O medo que tive... e o medo que eu tenho de me enganar.

Sinto vergonha alheia... quando vejo filmes do Mr. Bean. Embora ache o humor britânico absolutamente fabuloso, as situações constrangedoras que se geram nos filmes do Rowan Atkinson são demais para mim.

O futuro... são os jovens. Discordo profundamente da ideia de que a juventude está perdida. Desde o surgimento da humanidade que esta ideia existe e nunca se concretizou. Também não vai ser agora. Cada geração será sempre melhor do
que a anterior.

Se eu encontrar… há tantas coisas para encontrar que não posso prometer o que fazer com todas elas.

Prometo... manter o espírito jovem. Ter mais de 80 anos e continuar a contar anedotas parvas aos amigos como se tivesse 15.

Tenho orgulho... de ser engenheiro e de ter problemas complicados para resolver. De ser professor e de explicar coisas complexas como se fossem simples. Não há maior satisfação do que um aluno dizer “Ahhh. Afinal era só isso..!!???”