Sociedade

Ourém vai receber Loja AIMA para apoio a cidadãos estrangeiros

22 set 2024 11:00

Espaço realizará atendimentos relacionados, por exemplo, com concessão e renovação de autorizações de residência. Deverá entrar em funcionamento durante primeira quinzena de Outubro

ourem-vai-receber-loja-aima-para-apoio-a-cidadaos-estrangeiros
No País existem actualmente 34 lojas da AIMA
DR

Ourém vai receber uma Loja AIMA, um serviço da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, que faz atendimentos presenciais relacionados, por exemplo, com concessão e renovação de autorizações de residência.

A abertura da loja, que, segundo o presidente da câmara, deverá acontecer na “primeira quinzena de Outubro”, resulta de um protocolo aprovado, este segunda-feira, em reunião de executivo. A Loja AIMA funcionará no edifício dos Paços do Concelho, no local onde está instalado o Espaço Empresa.

Em comunicado, a câmara explica que este ponto de atendimento realizará tarefas “no âmbito dos procedimentos administrativos da competência da AIMA, nomeadamente relacionados com concessão de prorrogações de permanência, concessão de autorizações de residência, emissão de cartões de residência temporária ou permanente”.

A referida estrutura “visa facilitar e simplificar os procedimentos de recepção e encaminhamento de pedidos de renovação de autorização de residência e respectivos títulos a cidadãos estrangeiros, numa colaboração com as autarquias locais”, acrescenta aquela nota.

De acordo com informação disponível no site da AIMA, existem no País 34 Lojas, sendo que na região, apenas o concelho de Leiria disponibiliza o serviço. Seguir-se-á Ourém.
“O atendimento ao público presencial, sem agendamento prévio, é feito dentro da capacidade diária das Lojas AIMA”, esclarece o site da AIMA, onde é também referido que o serviço “serve de interface dos cidadãos migrantes e das respectivas entidades empregadoras com diversos serviços de várias entidades públicas e privadas”.