Sociedade

Ourém apoia associativismo com mais de 500 mil euros, o “maior valor de sempre”

13 abr 2024 15:00

Proposta aprovada pelo Município de Ourém abrange cerca de 70 associações das áreas da cultura, desporto e juventude

ourem-apoia-associativismo-com-mais-de-500-mil-euros-o-maior-valor-de-sempre
Município de Ourém entende que os apoios "reconhecem o relevante valor social do associativismo"
Ricardo Graça

O município de Ourém aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, uma proposta de apoio ao associativismo cultural, recreativo, desportivo e juvenil para 2024, que totaliza cerca de 510 mil euros, a distribuir por aproximadamente 70 associações.

"É o maior valor de sempre”, assinalou o presidente de câmara, Luís Albuquerque, no final da reunião de câmara, recordando que, quando iniciou funções, em 2017, "eram atribuídos cerca de 150 mil euros".

O autarca destacou ainda o "incremento significativo" dos apoios em relação ao ano passado, o que revela "um enorme esforço" para o município "continuar a apoiar as associações, que são fundamentais e muito importantes no desenvolvimento sustentado e equilibrado do concelho".

"Há muitas associações", nomeadamente nas zonas despovoadas, que "são os únicos os locais onde as populações se podem encontrar e continuar a conviver", salientou Luís Albuquerque.

A proposta aprovada contempla um total de 65 candidaturas no âmbito do associativismo cultural, recreativo e desportivo, com um apoio de 499.505 euros, mais sete candidaturas relacionadas com o associativismo juvenil, que totalizam 11.171 euros.

Estes apoios “confirmam a transparência do camarário executivo de que os clubes, associações e coletividades são parceiros sociais de indiscutível interesse público”, salienta a câmara em comunicado, frisando que, com este incremento de verbas, “o município reconhece o valor relevante social do associativismo, dispõe de meios que permitem a viabilização do seu trabalho e premiando o seu esforço e dedicação”.