Sociedade

Ourém alarga projecto de videovigilância a várias freguesias do concelho

14 out 2025 10:13

Custos com a aquisição e instalação do sistema será suportado pelo município e a gestão do sistema caberá às forças de segurança

ourem-alarga-projecto-de-videovigilancia-a-varias-freguesias-do-concelho
Jardim de Ourém será um dos locais abrangidos pela videovigilância
Ricardo Graça

O projecto para a instalação de videovigilância em Ourém vai ser alargado a vários pontos do concelho. O protocolo inicial com a PSP, aprovado há um ano, previa que apenas fosse abrangida a sede concelho, mas, esta segunda-feira, foi aprovada uma nova proposta de acordo, envolvendo também a GNR, que alarga o projecto à cidade de Fátima e a várias freguesias.

Segundo a deliberação, serão instaladas câmaras de videovigilância em espaços públicos nas cidades de Ourém e de Fátima (excepto no Santuário), assim como no Castelo, na rotunda juntao Intermaché, na praia fluvial do Agroal, em Caxarias e na Freixianda.

Também as áreas empresariais de Freixianda, Casal dos Frades, Chã e Vilar dos Prazeres serão abrangidas pelo sistema, informa a autarquia, que irá custear a aquisição dos equipamentos. Está ainda prevista a reformulação do sistema de videovigilância já instalado em Fátima.

De acordo com o documento aprovado agora pelo executivo, o projecto visa “complementar a actividade policial na protecção de pessoas e bens e prevenção da prática de ilícitos criminais”. Segundo a deliberação, o concelho “acolhe um elevado número de pessoas ao longo de todo o ano”, o que “impõe a necessidade de adopção de políticas e medidas que simultaneamente garantam de modo objectivo a segurança e tranquilidade pública, assim como contribuam positivamente para o sentimento de segurança da comunidade local e de todos aqueles que utilizam e usufruem dos espaços públicos”.

Contudo, a proposta salienta que a instalação do sistema “não visa, em nenhuma instância, substituir a componente humana da actividade policial.