Conteúdo Comercial

Os 5 estádios que deve visitar em Portugal

16 ago 2024 16:24

Visitar estes estádios oferece uma imersão profunda na paixão pelo futebol que define o Portugal moderno

os-5-estadios-que-deve-visitar-em-portugal
.
Élio Santos@Unsplash

É um amante de futebol e não vai tanto aos estádios como gostaria? Não pode deixar de explorar alguns dos estádios mais emblemáticos do país. Estes estádios não são apenas templos do futebol, mas também marcos culturais e arquitetónicos que refletem a vibrante paixão dos portugueses pelo futebol.

De estádios modernos e imponentes a arenas históricas e repletas de tradição, cada um oferece uma experiência única que vai além dos jogos. Descubra os principais estádios de Portugal que prometem enriquecer sua visita com emoções e memórias inesquecíveis. Quando estiver no estádio não se esqueça de usar o código promocional Betclic para duplicar a emoção de assistir ao jogo ao vivo.

Estádio do Dragão

O Estádio do Dragão é a casa de uma das maiores equipas de futebol de Portugal, o FC Porto. Inaugurado em 2003 na cidade do Porto, recebeu o FC Barcelona num amigável que terminou com uma vitória do Porto por 2-0. Com capacidade para mais de 50.000 espectadores, o Estádio do Dragão é um estádio de categoria 4 de acordo com os padrões da UEFA, o que significa que pode acolher jogos dos playoffs da fase de qualificação da Liga dos Campeões da UEFA ou qualquer jogo da competição principal. 

Por isso assistiu a grandes jogos como a abertura do Euro 2004 (Portugal x Grécia) e a primeira edição da Liga das Nações da UEFA (2018), campeonato ganho por Portugal. Mas o campeonato deste estádio não é só de futebol, o Estádio do Dragão já acolheu alguns dos melhores concertos do país, trazendo à cidade do Porto grandes artistas, como Coldplay, Muse e os Rolling Stones!

Estádio do Benfica

O Benfica não é apenas um dos melhores clubes de futebol de Portugal, mas também de todo o mundo. Encontrará adeptos do Benfica em cada canto do mundo. O Benfica bateu em 2019 o recorde de clube com mais sócios do mundo, entrando para o Livro de Recordes do Guinness com mais de 160 mil sócios! 

Por este clube passaram grandes nomes do futebol, como Eusébio (Pantera Negra) e João Félix, que assinou pelo Atlético Madrid em 2019. Se ainda não teve oportunidade de assistir a um jogo neste estádio, não deve descartá-lo. No início de cada jogo, o Benfica lança as suas duas mascotes águias (Vitória e Gloriosa) que ficaram para os adeptos do clube, uma experiência extraordinária!

Estádio José de Alvalade

Há mais de 20 anos que o estádio do Sporting deve o seu nome ao fundador do Sporting, José Alvalade. É um verdadeiro templo para os adeptos do Sporting porque não é apenas um estádio de futebol, mas, acima de tudo, um impressionante complexo que inclui um ginásio, um cinema, um centro comercial e um museu, o World Sporting Museum, um local que celebra a história do clube e onde pode ver alguns dos troféus mais importantes conquistados pela equipa. O museu está classificado pela Rede Portuguesa de Museus e pelo ICOM, uma organização global dedicada à promoção e proteção do património mundial e cultural.

Foi inaugurado em 2003 para um jogo inaugural entre o Sporting e o Manchester United, que terminou com um resultado de 3-1 para a equipa da casa. Foi neste dia que um jogador do Sporting chamou a atenção do Manchester United, tendo posteriormente sido contratado para jogar pela equipa inglesa, adivinhem quem era este jogador? Isso mesmo, Cristiano Ronaldo! Foi esta partida que levou o jogador a assinar pelo Manchester e a iniciar uma carreira de sonho no mundo do futebol.

Estádio D. Afonso Henriques

Não é o estádio mais imponente de Portugal, mas compensa pelo ambiente. Porquê? Vai parecer que está em Inglaterra. Aqui os jogos vivem-se com uma intensidade como há poucos em Portugal. Aqui as pessoas são ensinadas a apoiar o clube da terra e isso faz com que o estádio esteja constantemente a abarrotar e todas as pessoas a cantar em uníssono. Se visitar o Estádio do Dragão pode aproveitar e dar um saltinho a Guimarães, que fica a apenas 30 minutos do Porto. 

Estádio Municipal de Braga 

Por fim podia ter sido escolhido o Estádio do Bessa como quinta recomendação, mas acabámos por optar pelo Estádio Municipal de Braga. A principal razão? O talento criativo do arquitecto por detrás desta maravilha da construção moderna, o famoso Souto Moura. A menos de uma hora do Estádio do Dragão, o Estádio Municipal de Braga é de visita obrigatória para qualquer turista que queira conhecer a cidade dos arcebispos. Este estádio é conhecido pelo seu formato inovador, com a sua cobertura em corda de aço a ligar as duas bancadas laterais. Também conhecido por A Pedreira, por ter sido escavado na encosta de uma montanha, o Municipal de Braga é um dos cartões de visita da cidade.

Visitar estes estádios oferece uma imersão profunda na paixão pelo futebol que define o Portugal moderno. Cada um deles não apenas destaca a grandiosidade do esporte, mas também reflete a rica cultura e história das suas respectivas cidades.