Sociedade
Orquestra Geração chega ao distrito de Leiria
Música pela inclusão: alunos de Castanheira de Pera, oriundos de contextos socioeconómicos vulneráveis e com menor rendimento escolar, vão poder aprender a tocar violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone
Alunos do primeiro e segundo ciclos de escolaridade no concelho de Castanheira de Pera são destinatários de uma iniciativa que utiliza a música para combater o insucesso e abandono escolar.
As crianças e jovens de Castanheira de Pera, no norte do distrito de Leiria, vão poder aprender a tocar violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal e saxofone.
Com o projecto Comunidades Geração, a Orquestra Geração oferece a oportunidade de acesso à educação musical a crianças oriundas de contextos socioeconómicos vulneráveis e com menor rendimento escolar.
As aulas são orientadas por um grupo de professores especializados e qualificados nos instrumentos leccionados, em ciências musicais, musicoterapia, expressões artísticas e psicologia.
“Além de promover a integração social, o projecto pretende fomentar o desenvolvimento individual e relacional destas crianças, de forma equilibrada e harmoniosa, através da conjugação de benefícios emocionais, intelectuais e de competências técnicas a nível musical, alargando as suas perspectivas de vida e promovendo uma maior mobilidade social”, lê-se na nota de imprensa divulgada esta terça-feira.
O comunicado anuncia que o projecto Comunidades Geração, a funcionar à distância, chega agora a 45 crianças e jovens do primeiro e segundo ciclos de escolaridade dos concelhos de Tondela e Castanheira de Pera.
“Com o projeto Comunidades Geração conseguimos alargar a nossa intervenção a mais escolas com o modelo da Orquestra Geração e, por conseguinte, ajudar mais crianças e comunidades a construírem futuros mais sustentáveis”, refere o director da Orquestra Geração, António Wagner Diniz.
O projecto Comunidades Geração é uma iniciativa da Orquestra Geração, promovida pela Associação das Orquestras Sinfónicas e Juvenis Sistema Portugal e co-financiada por Fundos Sociais Europeus, no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego 2020, pelas Câmaras Municipais de Tondela e de Castanheira de Pera, e pela Associação de Solidariedade Social D. Pedro V.
É igualmente apoiado pela Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e pela Orquestra Clássica do Centro.
Criada em 2007, a Orquestra Geração reúne mais de 1.300 crianças e jovens nos concelhos de Amadora, Almada, Vila Franca de Xira, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra e Coimbra.