Viver

Ópera na Prisão – Mozart On, da SAMP, finalista de prémio europeu

4 out 2024 09:17

A decorrer no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, o projecto foi seleccionado para representar Portugal junto da União Europeia

opera-na-prisao-mozart-on-da-samp-finalista-de-premio-europeu
Ensaio no EPL-J, em Junho de 2022
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto Ópera na Prisão – Mozart On dá continuidade às actividades facilitadas pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos ao longo dos últimos anos no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, em que alguns reclusos participam activamente na criação, interpretação e produção de espectáculos.

Agora, no âmbito do Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade (European Crime Prevention Award – ECPA), iniciativa da Rede Europeia de Prevenção Contra a Criminalidade, o Ópera na Prisão – Mozart On encontra-se entre os finalistas, em representação de Portugal.

Segundo a SAMP, o projecto “foi seleccionado para representar Portugal junto da União Europeia, vencendo com 90% dos votos os quatro outros candidatos”.

Assim, o Ópera na Prisão – Mozart On será apresentado na conferência anual para partilhar e divulgar experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas na prevenção da criminalidade e no aumento da segurança nos estados membros da União Europeia.

O tema em destaque neste semestre é a prevenção da reincidência. “Estudos indicam que as condições sociais, os níveis de educação e as qualificações profissionais da população reclusa são geralmente menos favoráveis do que os da população média geral”, refere a nota divulgada pela SAMP. O objectivo do ECPA 2024 “centra-se na identificação e promoção das melhores práticas europeias que reduzam eficazmente as taxas de reincidência e reforcem uma reintegração bem-sucedida na sociedade”.