Sociedade
Oeste arranca com iniciativa internacional para a igualdade de género
Comunidade Intermunicipal lançou projecto Oeste + Igual
A Comunidade Intermunicipal do Oeste lançou um projecto internacional para a adopção de políticas de igualdade de género e conciliação da vida profissional, familiar e pessoal, no dia 29 de Janeiro.
A sessão de arranque do Oeste + Igual aconteceu virtualmente e terá uma abrangência territorial nos 12 concelhos da comunidade, ao longo de 25 meses.
Será criado um Observatório do Oeste para a monitorização permanente da evolução dos dados recolhidos e a colocação em prática de medidas para a superação das lacunas identificadas, apoiando o processo de tomada de decisão dos gestores públicos.
O arranque oficial foi realizado pelo secretário de executivo da OesteCIM, que sublinhou a vontade de este ser um projecto-piloto de referência. Åsta Einstabland do Centre for Gender and Equality, parceiro norueguês, sublinhou a importância da igualdade de género e conciliação familiar para uma economia inteligente, dando como o exemplo a Noruega e os seus indicadores.
Já Rita Silva, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, entidade operadora do programa, identificou a equitatividade entre homens e mulheres como um dos grandes desafios com que Portugal se debate.
O Oeste + Igual é inteiramente financiado pelos EEA Grants, uma entidade privada, no âmbito da Open Call#5 – Projectos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local, do Programa Conciliação e Igualdade de Género, com um custo total de 249 857,74 euros.