Viver

Obras de arte da colecção do município de Leiria vão circular pelas freguesias

22 out 2024 09:42

A exposição Memória do Sonho é inaugurada já no sábado, na Maceira

obras-de-arte-da-coleccao-do-municipio-de-leiria-vao-circular-pelas-freguesias
Maria João Franco (aqui fotografada durante uma exposição no BAG, em 2023) é uma das artistas representadas
Ricardo Graça

O projecto Juntar.te, dinamizado pelo município, coloca arte contemporânea a percorrer o concelho de Leiria e a ser exibida nas freguesias.

A iniciativa arranca no sábado, 26 de Outubro, na Maceira, com a exposição itinerante Memória do Sonho, que reúne 12 obras de diferentes autores e períodos, incluindo pintura e escultura.

A inauguração, na Casa Amarela, está marcada para as 16 horas.

Abílio Febra, André Tecedeiro, Hirondino Pedro Duarte, Horácio Borralho, José Luís Tinoco, José Varatojo, Maria João Franco, Maria Kowalski, Maria Sassetti, Miguel Rondon e Takafumi Kijima são os artistas representados. Segundo a autarquia, a exposição Memória de Sonho vai permanecer cerca de três meses em cada freguesia.

O projecto Juntar.te, idealizado, também, com base na missão do Centro de Artes Villa Portela, suporta-se na colecção de arte contemporânea propriedade do município de Leiria.

“Ao concretizamos esta iniciativa, divulgando e promovendo obras de arte de grande qualidade artística incorporadas no acervo do município, estamos a cumprir uma missão fundamental da cultura: o de garantir o seu acesso aos munícipes”, nota a vereadora Anabela Graça.

Para a autarca, o projecto Juntar.te “reflecte o forte compromisso da Câmara Municipal em descentralizar iniciativas, acções e projectos culturais no território concelhio”.