Viver
“O maior dos últimos anos”. Está fechado o programa do próximo Música em Leiria
O festival Música em Leiria já tem datas e o presidente do Orfeão anuncia “um festival mais rico”
“É o programa que nós tínhamos desenhado e vai ser o maior dos últimos anos”, diz o presidente do Orfeão de Leiria sobre 41ª edição do festival Música em Leiria.
Ao contrário do que sucedeu nas 40 edições anteriores, o próximo Música em Leiria não conta com apoio financeiro do Estado, neste caso através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), porque o festival ficou fora das candidaturas contempladas no concurso, o que levou o Orfeão de Leiria a contestar o resultado em audiência de interessados.
“Encontrámos alternativas”, adianta Vítor Lourenço, garantindo que não foi necessário abdicar “nem do modelo nem da programação que estava prevista”.
“Já temos programa, acabámos de o fechar ontem”, anuncia. “Não há nenhuma alteração”.
O 41ª edição do festival Música em Leiria realiza-se de 17 de Março a 23 de Abril, segundo informação divulgada hoje pelo Orfeão de Leiria, que promete “o maior festival de música da região de Leiria”.
“Para nós e para o director artístico é um festival mais rico, em termos de propostas, do que os anteriores”, salienta Vítor Lourenço.
A apresentação pública está agendada para 27 de Fevereiro. O maestro António Vassalo Lourenço mantém-se como director artístico.
No concurso de apoio sustentado às artes – programação, a candidatura do Orfeão de Leiria, que incluía o festival Música em Leiria e outros programas, solicitava 480 mil euros para um período de quatro anos.
Com uma pontuação final de 67,87%, ficou apenas algumas décimas abaixo da última candidatura indicada para financiamento e não foi apoiada, justificou a DGArtes, "em virtude de ter sido esgotado o montante global disponível para a modalidade de apoio em causa".
Apesar de já ser conhecida a decisão final do júri, há uma reclamação do Orfeão de Leiria que ainda não obteve resposta, segundo Vítor Lourenço.