Viver

O gato Don Giovanni e uma ópera para rir e desafiar as regras

22 out 2022 14:15

Ópera para o público mais jovem, em Leiria, com libreto de Ana Lázaro e música de Martim Sousa Tavares

o-gato-don-giovanni-e-uma-opera-para-rir-e-desafiar-as-regras
A produção do Teatro do Eléctrico tem encenação de Ricardo Neves-Neves
Manuel Lino

Para demonstrar que na ópera não existem limites para o imprevisto nem para a diversão, há uma diva dramática e temperamental, um aspirante a ilusionista que anda sempre amuado, um toureador arrasa-corações e uma energética e atlética criada. São os protagonistas de um espectáculo dirigido ao público mais jovem, a partir do primeiro libreto escrito por Ana Lázaro, autora, encenadora e actriz natural de Leiria. Com música do maestro Martim Sousa Tavares e encenação de Ricardo Neves-Neves, O Anel do Unicórnio – Uma Ópera em Miniatura é uma produção do Teatro do Eléctrico para maiores de seis anos e tem três apresentações agendadas no Teatro José Lúcio da Silva.

As personagens Faustina Balão, Pedro Patê, Bellini Bel Canto e Tosca, mas, também, o cão (e comilão) Leitmotiv e o gato (traquinas) Don Giovanni al Latte, ajudam Ana Lázaro a construir “uma espécie de comédia de enganos” em que abundam “os trocadilhos” e o “piscar de olhos” a obras do repertório clássico e às regras que lhe servem de estrutura – entre outros exemplos, Bellini Bel Canto é um antigo barbeiro em Sevilha e num dos momentos do enredo surge a confusão entre pesto (o molho italiano) e presto (o andamento musical).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ