Economia
Número de PME Excelência cresceu 32% no distrito de Leiria
Revista nesta edição do Jornal de Leiria
Número de empresas distinguidas volta ao nível de 2014, aumentando 32% face ao ano passado. Leiria e Marinha Grande concentram praticamente metade das empresas distinguidas, havendo três concelhos sem nenhuma.
O destaque de 2016, no que às PME Excelência no distrito de Leiria diz respeito, vai para o crescimento do número de empresas que alcançaram o referido estatuto face a 2015, passando de 122 para 161, um aumento de 32%.
Houve 54 permanências, 71 novas entradas, 36 reentradas e 68 saídas, evidenciando que não é fácil manter o estatuto. Com este número de empresas, é igualado o melhor ano desde que o IAPMEI lançou a distinção, que tinha sido em 2014, mantendo-se Leiria como o quinto distrito no ranking nacional, atrás de Lisboa, Porto, Aveiro e Braga, alinhamento que se vai mantendo desde há alguns anos.
Pela análise da tabela, é possível perceber que, como seria expectável, são os concelhos com mais actividade económica que apresentam mais empresas com o selo PME Excelência, com Leiria, Marinha Grande, Alcobaça e Pombal nos primeiros sede de 72% das empresas distinguidas no distrito de Leiria, sendo os restantes 28% distribuídos por nove concelhos, já que há três – Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos
e Pedrógão Grande – que não apresentam qualquer empresa.
Leia mais na edição impressa da revista ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.