Economia

Novo Caminho de Santiago do Ocidente ajuda a reforçar aposta nacional no turismo religioso

2 out 2025 07:00

Região Centro é, talvez, aquela que tem maiores condições de estruturar o turismo religioso como produto

novo-caminho-de-santiago-do-ocidente-ajuda-a-reforcar-aposta-nacional-no-turismo-religioso
Secretário de Estado do Turismo homenageou artesãos e organização no 30.º aniversário da Feira Nacional do Artesanato
Foto: JSD
Jacinto Silva Duro

A aposta no turismo religioso vai ser ainda maior nos próximos anos.

A promessa é do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que à margem da 30.ª Feira Nacional do Artesanato de Pombal se pronunciou sobre a criação do “Caminho de Santiago do Ocidente”, alternativa ao “Caminho Central Português”.

Esta alternativa, ainda em aprovação, parte de Sacavém e conduz os peregrinos, ao longo de 278 quilómetros, por Torres Vedras, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Batalha, Leiria, Pombal e Soure, antes de ligar de novo ao principal trajecto, em Coimbra.

“A região Centro é talvez aquela que tem maiores condições de estruturar o turismo religioso como produto, construindo a narrativa e a capacidade de este ser fruído e ‘vendável’. Este território tem, desde logo, Fátima, o que faz com que os caminhos de Santiago e o do santuário mariano possam ter dois sentidos. Sempre foi nosso objectivo criar uma narrativa que permita aos peregrinos de outros caminhos, seja o Francês, Inglês ou Alemão, vir até Portugal e à região de Leiria”, afirmou Pedro Machado.

“Portugal está a ser mais procurado em mercados emergentes, como o dos Estados Unidos, do Canadá, do México, da Argentina, e em particular da Colômbia. Estou convencido que a Associação dos Caminhos de Fátima, liderada pelo município de Pombal, tem as condições para fazer a ligação entre o caminho de Fátima e os de Santiago e, porque não dizê-lo, a aposta no turismo judaico? Este ‘triângulo virtuoso ’Fátima-Santiago-Judaico é de um enorme potencial&rdqu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ