Desporto
No Caldas, atletas aprendem sobre finanças
Outra das iniciativas pioneiras é o projecto de literacia financeira, com o apoio da Associação Portuguesa de Bancos

Mais do que jogadores, o Caldas Sport Clube quer formar cidadãos. O espírito de entre-ajuda no seio de uma equipa já fomenta valores de empatia e solidariedade pelo próximo, mas a instituição quis ir mais longe e, mediante duas parcerias, está a promover projectos de literacia financeira e de empreendedorismo junto de todos os atletas.
Carolina Neto, directora de comunicação do clube, explica que, quanto ao projecto “Empreendedorismo de Impacto”, o intuito é lançar um concurso de ideias aos atletas de todos os escalões, “focado na área da sustentabilidade, para melhorar o clube e as suas instalações”.
Em parceria com a empresa Prontos, os jogadores recebem também orientação profissional para facilitar a transição após terminarem a sua carreira no futebol. Incluem-se sessões de mentoria e consultadoria a jogadores que pretendem iniciar a sua vida profissional, nomeadamente àqueles que sonham abrir um negócio próprio.
Outra das iniciativas pioneiras é o projecto de literacia financeira, com o apoio da Associação Portuguesa de Bancos, com o mote “Do Campo para o Banco”.
As primeiras sessões já decorreram e, entre os módulos a dinamizar, estão temas como o planeamento e gestão de orçamento familiar, produtos e serviços bancários e prevenção e segurança nas compras online. “Valorizamos o desenvolvimento escolar e pessoal em detrimento do desenvolvimento desportivo. O Caldas tem esta missão”, garante a responsável.
Quanto aos resultados desportivos, o Caldas está a disputar a fase de manutenção na Liga 3, após terminar a fase regular, na série B, em 5.º lugar, às portas da fase de subida.
Na última jornada, o Caldas perdeu na deslocação a Oliveira do Hospital por 3-0, uma derrota que não retirou a equipa do terceiro lugar, que lhe garante a permanência na Liga 3, mas ainda há seis rondas em disputa. Na próxima semana, o Caldas tem uma nova saída, desta vez ao terreno da União de Santarém, que ocupa o segundo lugar, mas tem menos um jogo.