Viver
Música em Leiria. Festival em 12 municípios oferece concertos para viajar
Orfeão de Leiria apresentou programação que se prolonga até ao mês de Junho

O terceiro Ciclo de Órgão de Leiria – que antecede o 43.º Festival Música em Leiria, também organizado pelo Orfeão de Leiria – tem início a 22 de Fevereiro e dá a ouvir instrumentos históricos e modernos com obras que vão do barroco ao contemporâneo.
A programação, que inclui sopros, cordas e voz, contempla seis concertos até 9 de Março nos concelhos de Leiria, Ourém e (pela primeira vez) Marinha Grande e Caldas da Rainha. Além de músicos portugueses, vão actuar o espanhol Arturo Barba e o trompetista inglês Anthony Aarons.
Já a edição de 2025 do Música em Leiria, com 16 espectáculos, decorre entre 6 de Março e 23 de Abril em Leiria, Pombal, Batalha e Porto de Mós, sob o tema “Viagens”, anunciou o Orfeão de Leiria na segunda-feira, 10 de Fevereiro.
Durante a sessão de apresentação, o director artístico, António Vassalo Lourenço, adiantou que o festival viaja no espaço e no tempo – do período medieval ao advento da inteligência artificial, da América do Sul ao coração da Europa – e com música clássica, dança, jazz e literatura mantém a matriz dos últimos anos: casar “o passado” e “a criação que se faz hoje”, “olhar para o meio profissional e para a sua ligação ao meio académico”, “trazer os grandes artistas portugueses”, mas também “os jovens valores que se estão a afirmar”, oferecer desde recitais a solo até grandes grupos.
Alguns destaques: Banda Sinfónica Portuguesa, Filarmonia das Beiras, Quorum Ballet, Quarteto Contratempus, Rita Maria com Filipe Raposo, João Barradas.
A seguir ao Festival Música em Leiria, está previsto um concerto na Marinha Grande com o quarteto de guitarras Canticum (18 de Maio) e a actuação da harpista Beatriz Cortesão, Prémio Jovem Músico do Ano RTP / Antena 2 (em data e local a definir).
Uma residência artística, um estágio de orquestra e uma masterclass de órgão também integram o planeamento divulgado pelo Orfeão de Leiria.
Os habituais concertos didácticos realizam-se em Junho nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.