Viver

Museum Festum leva música no Tribus pelas freguesias

2 ago 2017 00:00

O festival Museum Festum realiza-se entre 3 e 6 de Agosto na freguesia de Monte Redondo.

museum-festum-leva-musica-no-tribus-pelas-freguesias-6917

O festival Museum Festum, que se realiza entre 3 e 6 de Agosto na freguesia de Monte Redondo, em Leiria, vai transportar a música de autocarro a algumas freguesias da região. No dia inaugural deste ecofestival, será lançada a Rota Itinerante do Museum Festum, de modo a levar o festival às pessoas. 

“Uma das demandas do festival é que a cultura é para todos. Para uma relação de inclusão existir é necessário existir reciprocidade, porque se queremos que as pessoas venham até ao museu e ao festival, o museu e o festival precisão de ir ter com as pessoas”, explicou o responsável pela comunicação do evento, Tiago Gil Gomes.  

Assim, a Farra Fanfarra vai entrar no transporte público Tribus, pelas 15 horas, em Monte Redondo, e em cada paragem realizará um mini-concerto. O primeiro apontamento musical será na marginal do Praia do Pedrógão, segue-se a marginal da Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, e a Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.  

No regresso à freguesia, o autocarro para nas piscinas da Bajouca, pelas 18 horas, terminando a rota na Praça Central de Monte Redondo. 

“Acreditando nesta dinâmica e reconhecendo o mérito do recente serviço de transporte público local Tribus promovido pela União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, Freguesia da Bajouca e Freguesia do Coimbrão, decidimos apresentar a rota como um produto cultural , inclusivo e comunitário”, acrescentou Tiago Gil Gomes. 

A quarta edição do Museum Festum assume a ecologia como matriz de atuação, que se desdobra em três vertentes: a ambiental, a humana e a cultural. "É um dos festivais selecionados pelo programa Sê-lo Verde do Ministério do Ambiente", adiantou.

De entre as medidas 'verdes' apresentadas, destacam-se o aquecimento de água através de painéis solares, a iluminação LED e um copo reutilizável e amigo do ambiente. "Só faz sentido fazer um festival quando traz algo de diferente dos festivais que acontecem pelo país. É preferível não organizarmos o evento todos os anos, mas fazê-lo quando estão reunidas as melhores condições", acrescentou o porta-voz da organização. 

Além de concertos, haverá espaço para o desporto, com partidas de petanca, xadrez ou ténis de mesa, e para o cinema, com a exibição dos filmes vencedores do Leiria Film Fest 2017

Tiago Gil Gomes adiantou que já estão confirmadas as presenças dos First Breath After Coma, Farra Fanfarra, Ditch Days, Equations, Catraia, Astrodome, Fuzzil, Palmiers, Mr. Gallini, Alforjs, Yesterday, The Cage Cabarrett, Zentex, Desterronics e Catapulta, entre outros. 

"Tentamos ser um pouco diversificados no estilo de música e ser o mais abrangente possível", rematou.